quarta-feira, 31 de março de 2010

Prólogo

"O artista põe em sua totalidade atômica a arte por retratar-se." Luciana
Essa frase me deixou pensativo com relação a escritos de uma forma geral. O artista dá o que tem de si, e se retrata de maneira integral, nos seus escritos, na sua pintura, na sua música, na sua arte. Assim, a beleza da arte pode ser vista e admirada por todos, e as potências artísticas ficam fortalecidas.

Da mesma forma o educador deve dar tudo de si não só nos seus escritos, mas nas suas aulas, nos debates, na rua... Porque educar é algo que vai muito além das quatro paredes de uma sala de aula, educar é uma arte, que exige muito tato. Ir no mais alto da razão e do sentimento e trazer de volta o de melhor que existe no ser humano.

O amor de mãe é algo que me inspira muito. A mãe que educa nos dá um pouco do sentimento que devemos ter ao educar. Dar casa e comida não é educar, da mesma forma que passar conceitos relativos a uma disciplina não é educar... Não é por eu ensinar Química, História, Matemática, etc, que eu vou estar educando. Mas sim, por eu tirar, a partir da Química, da História, da Matemática, etc, todas as potencialidades altruístas que um ser humano pode ter.

Assim, eduquemos. Mas eduquemos de todo nosso ser, lembrando que se não há amor na tarefa, não vale a pena nem começar.

Um comentário:

  1. lembrando que a educação vai muito além do processo de ensinar e aprender !!
    bacana o blog !!

    ResponderExcluir